quarta-feira, 18 de julho de 2012

YOUTUBE FAZ PARCERIA COM ECAD



Youtube.com faz parceria com ECAD

 JEREMIAS CARVALHO

O cantor canadense Justin Bieber é campeão no Brasil de exibições no canal Youtube
Recentemente o Ministério da Cultura organizou uma consulta pública visando angariar opiniões da população brasileira a respeito de alterações a serem introduzidas na lei autoral, sendo que uma dessas mudanças colocaria o MinC como uma espécie de supervisor dos atos praticados pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais, o conhecido ECAD.

Ocorreu, ainda, também recentemente, uma Comissão Parlamentar de Inquérito - a famosa CPI - cujo tema discutido versava sobre possíveis irregularidades cometidas por funcionários do alto escalão de associações musicais vinculadas ao ECAD.

Realmente, há anos - muitos deles - que o assunto "direito autoral" tem gerado controvérsia no país. Enquanto isso, do outro lado da corda estão os autores à espera de uma solução que não lhes arrebate o direito constitucional da percepção de seus direitos de criação.

Para se ter uma ideia da dimensão da coisa, há alguns meses a sociedade privada ECAD promoveu um acordo com o site Youtube.com para que as músicas exibidas na página eletrônica gerassem pagamento aos autores pela utilização de suas obras.

Desde então, tal pagamento é processado pelo Escritório de Arrecadação postado no bairro de Botafogo.

A fórmula encontrada para estabelecer-se a referida prestação de contas aos compositores é a seguinte: para que o autor tenha direito a receber R$ 1,00 (um real), sua obra precisará ter o somatório de 51.000 exibições no Youtube.com.

O cantor canadense Justin Bieber, campeão no Brasil de exibições no canal Youtube, embolsou a bagatela de R$ 3.000,00 na primeira edição do pagamento autoral feito pelo site do Google.

Bagatela mesmo!

0 comentários:

Postar um comentário